Manifestos fazem parte da democracia e contribuem com as mudanças

Manifestos fazem parte da democracia e contribuem com as mudanças

Comentários desativados

Entendo que qualquer manifesto popular, realizado de forma consciente, seja uma forma para se promover mudanças. Além de fazer parte do processo democrático, cria-se opinião pública, trazendo à discussão anseios e insatisfações da sociedade. O que contribui para que os legisladores realizem suas missões: atender os conclames daqueles que os representam!

Através do manifesto popular, a sociedade força os legisladores a buscar o restabelecimento da ordem social, o que carece neste momento. E, ainda, leva-os a exercer um dos princípios basilares do Estado de Direito, o da legitimidade, legislando a luz dos anseios sociais.

Nesse sentido, trago aqui as sábias palavras do nobre colega, Alexandre Rezende da Silva:  “[...] o Direito deve ser sempre, na democracia, uma expressão da vontade geral, a que toda atividade política deve prestar respeito. [...].

O mesmo aconteceria com o Poder Executivo que se viria forçado a implementar medidas para trazer o bem estar social.

Posto isto, acredito que as manifestações contribuem para o início do processo de mudança e que deveriam acontecer quantas vezes fossem necessárias, até que nossos governantes envidassem verdadeiros esforços para combater este mal que assola o país, que é a violência gratuita, algo que ninguém aguenta mais.

 

Fabio Morais é Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Graduado em Direito pela Universidade Paulista – UNIP. Especializado em Direito Societário. Forte atuação em Direito Estrangeiro. Ampla experiência em relacionamento internacional, tendo estudado na Universidade de Oxford (Inglaterra) com complementação de cursos para negócios no Canadá.

Fábio Iasz de Morais

Sobre o autor:

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Graduado em Direito pela Universidade Paulista - UNIP. Especializado em Direito Societário. Forte atuação em Direito Estrangeiro. Ampla experiência em relacionamento internacional, tendo estudado na Universidade de Oxford (Inglaterra) com complementação de cursos para negócios no Canadá. Sócio das sociedades MDTG advogados e NOVA M&S Consultoria Contábil.

Redes Sociais

Back to Top